Espaço do Conhecimento UFMG sediará palestras e oficinas da II Mostra Inova Minas Fapemig

O Espaço do Conhecimento UFMG sediará, entre os dias 5 e 7 de agosto, oficinas de robótica, palestras e intervenções da segunda edição da Mostra Inova Minas Fapemig. Os encontros são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia. Acontecerão entre 10h e 17h, em horários alternados, no 5º andar do museu. O local, nomeado como Lounge do Conhecimento será palco de um descontraído bate-papo e apresentará tecnologias do futuro na área de medicina, dará uma perspectiva sobre o empreendedorismo dentro das universidades, além de esclarecer dúvidas sobre as mudanças e implicações do Marco Legal da CT&I.  Serão 14 encontros com temáticas distintas e para todos os gostos, que oferecerão um mix de conhecimento e networking.

As atividades da Inova Minas ocorrerão também em outros centros culturais do Circuito Liberdade. No Espaço do Conhecimento UFMG, as oficinas de robótica, por meio de jogos e brincadeiras para o público jovem, serão parte das atrações. Ocorrem em três horários distintos a partir das 10h até as 16h30. As vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário acessar formulário   específico no site do evento. Elas complementam o campeonato de robótica, que acontecerá na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade.

Estão previstas diversas palestras sobre temas contemporâneos como empreendedorismo, cidades inteligentes, saúde e tecnologia, internet das coisas, inteligência artificial e Marco Legal da Ciência no Lounge do Conhecimento.

No dia 6 de agosto haverá lançamento do livro “Os mineiros e a ciência”, de professores da UFMG. No dia 7, domingo, às 14h, na Cafeteria do Espaço, será realizado também o Especial Barômetro. Inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses e desenvolvido pela UFMG, a iniciativa tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.

Não é necessário inscrição para participação das palestras e do lançamento do livro Os mineiros e a ciência, que será dia 6, às 11h.

Oficinas:

Oficina de programação – Robocode +
Horário: 10 às 12h
Classificação indicativa: 11 anos
Os participantes vão desenvolver o código para controle de robôs autônomos numa arena de competição virtual.

Oficina de programação – AppInventor +
Horário: 13h30 às 14h30
Classificação indicativa: 11 anos
Aplicativo desenvolvido pelo MIT (Massachusets Institut of Technology) visando uso de blocos para desenvolvimento de programas que podem ser testados no aplicativo e no celular do usuário através da leitura de um QR code.

Oficina de programação – Scratch +
Horário: 15h _as 16h30
Classificação indicativa: 11 anos
Scratch: Aplicativo para ensino de programação de forma lúdica com blocos de montagem e interação através de animação.

Palestras:
Dia 05 de agosto, sexta-feira
10h às 10h40: Da ideia para o mercado: Estrutura de apoio a novos negócios
11h às 11h40: Marco Legal da Inovação: o que mudou e por que interessa?
13h30 às 14h20: Ambientes de inovação para a cultura Maker
14h30 às 15h20: Panorama do ensino do empreendedorismo no Brasil e suas consequências

Dia 06 de agosto, sábado
10h às 10h30: Ciência e tecnologia à serviço da saúde
10h40 às 11h10: Cidades Inteligentes: Sustentabilidade e tecnologia
11h20 às 11h50: A evolução da inteligência artificial
12h às 12h30: Mundo Invisível: a nanotecnologia e suas aplicações
13h30 às 14h:  IoT sem mistérios: o que é internet das coisas e como podemos aplicá-las em nossas vidas
14h10 às 14h40: Que momento é esse?
14h50 às 15h10: Saúde à distância: Conheça a Rede Mineira de Teleassistência
15h20 às 15h50: Neurociências: infinitudes do cérebro
16h às 16h30: Observatório da Web: Agregando valor às informações em tempo real

Dia 07 de agosto, domingo