Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural

Os bens culturais de Minas Gerais estão em foco no Espaço do Conhecimento UFMG, que preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, e ao Dia Internacional da Fotografia, em 19 de agosto. Novas exposições, oficina e uma mesa redonda compõem o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, uma ação em rede dos museus do Circuito Liberdade. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Duas novas exposições chegam ao Espaço. A terceira e última etapa da mostra O Céu Como Patrimônio será inaugurada no dia 12 de agosto, no Terraço Astronômico, onde será possível contemplar fotografias de diversas localidades de Minas, evidenciando como o céu dialoga com os aspectos históricos e culturais da sociedade.

Na cafeteria do Espaço, será lançado o projeto FotografANDO, que traz diferentes ângulos sobre o cotidiano de Belo Horizonte com o intuito de despertar um novo olhar sobre a capital mineira e a vida urbana. A primeira parte do projeto, Vi na feira, fica em cartaz até 25 de agosto, com cliques de três fotógrafos na Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena, conhecida como Feira Hippie.

No dia 17 de agosto, o Espaço recebe o cineasta, fotógrafo e mestre em Ciências da Arte Pedro Afonso Fernandes Vasquez e o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Doutor em Literatura Comparada André Melo Mendes para a Mesa Redonda: Fotografia como Ferramenta para a Ressignificação do Patrimônio Cultural. No evento, que acontece às 15h, o público pode participar com perguntas e comentários após as falas dos convidados.

Do Vinil à Nuvem

A aceleração do cotidiano urbano tem transformado a relação do ser humano com o patrimônio cultural, material e imaterial. Admirar o céu, andar pelas ruas observando as edificações ou parar para ouvir uma boa música são experiências cada vez mais raras na rotina das pessoas.

O Espaço pretende retomar a importância desses pequenos gestos a partir de uma imersão na sessão do Planetário Entre Discos e Esquinas. Após a exibição do vídeo, a oficina Do Vinil à Nuvem: a evolução da experiência de ver e ouvir repensa nossa relação com o céu e a música por meio de uma contação de histórias ao som de discos de vinil. A atividade ocorre no dia 20 de agosto, domingo, às 15h. A entrada é gratuita.

Patrimônio na Fachada Digital

De 16 a 20 de agosto, a Fachada Digital do Espaço exibe as 20 melhores fotografias participantes do Concurso de Fotografia no Instagram do Circuito Liberdade. Internautas foram convidados a postar fotos, com a hashtag #fotografiaepatrimônio, mostrando a relação de suas memórias com a cidade e fortalecendo o conceito de patrimônio afetivo. Uma comissão julgadora formada por fotógrafos profissionais e integrantes de equipamentos culturais do Circuito Liberdade avaliou as imagens dentro dos critérios de criatividade, qualidade estética, relevância e adequação ao tema proposto.

O Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural é uma iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com o coletivo Nitro Imagens.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / (31) 9 9306-0348

www.espacodoconhecimento.org.br