Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial todos os sábados de abril

Astronomia com diversão: nas atividades do museu, público aprende brincando; participação é gratuita

Para conhecer o Universo, não é preciso tirar os pés do chão. No Espaço do Conhecimento UFMG, todos os dias, o Planetário leva os visitantes a explorar o céu e seus corpos celestes. Há sessões para todas as idades que permitem uma experiência imersiva pelo cosmo. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3409-8350.

No mesmo andar que abriga o Planetário, o museu realiza diversas ações educativas que aproximam o público da astronomia mostrando que teorias científicas podem, sim, ser compreendidas por qualquer criança ou adulto. Em abril, os sábados serão de muita diversão pelo Espaço. Sempre às 14h, uma atividade revela descobertas sobre o céu e a ciência.

No dia 7 de abril, a oficina Brincando de Ser Cientista estimula os participantes a descobrir o que há dentro de uma caixa. As crianças deverão desvendar esse mistério usando métodos científicos e criando hipóteses sem espiar.

Na semana seguinte, no dia 14 de abril, as descobertas continuam no Jogo do Sistema Solar, no qual o visitante é convidado a testar seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Astro-rei.

Já no dia 21 de abril, a oficina Relógio de Sol ensina a ver as horas a partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela estrela. Com o auxílio de uma tabela, é possível converter a hora solar aparente em horário padrão, dos relógios convencionais.

No último sábado do mês, dia 28 de abril, o passeio pelo Sistema Solar segue na atividade Teatro dos Planetas, em que os participantes simulam seus movimentos e posições. Fatos como a velocidade desses corpos celestes e quais deles podem ser vistos da Terra são abordados na oficina.

Planetário

De terça a domingo, o Planetário exibe diversos filmes para todas as idades. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Confira a programação e a política de gratuidade e meia-entrada aqui.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas e contação de histórias prometem agitar o mês de abril. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Brincando de Ser Cientista
Quando: 07 de abril, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Jogo do Sistema Solar
Quando: 14 de abril, às 14h
Classificação: a partir de 8 anos

Teatro dos Planetas
Quando: 28 de abril, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos

Relógio de Sol
Quando: 21 de abril, às 14h