Espaço do Conhecimento UFMG tem vasta programação de férias para as crianças

A programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG, que acontece até o dia 4 de fevereiro, vai trazer uma série de atividades que estimulam o pensamento científico e histórico e o raciocínio lógico.

A programação conta também com a exibição de quatro desenhos animados. A Mostra de Curtas de Animação, que acontece no dia 20 de janeiro, às 19h30, terá a participação de Beatriz Correia, aluna do curso de Cinema de Animação da UFMG. Ela vai conversar com o público sobre o processo de produção de um filme animado.

A vida pré-histórica é tema da atividade Redes Ancestrais, que acontece no dia 27 de janeiro, às 15h. Os participantes se colocam no lugar de nossos ancestrais ao se comunicarem pela arte rupestre: o papel craft simula as paredes das cavernas, e a tinta guache, as tintas primitivas. Já a oficina Coletando Fósseis: A História de Mary Anning mostra como a descoberta de fósseis é importante para a compreensão do passado da Terra. Nos dias 1° e 03 de fevereiro, às 15h, os visitantes simulam uma escavação de verdade para aprender um pouco sobre a trajetória da exploradora e paleontóloga inglesa.

A caça ao saber

A vida de cientistas e exploradores atiça a curiosidade dos pequenos. A atração Brincando de ser Cientista vai propor às crianças que resolvam um enigma por meio de métodos científicos.

A busca por pistas que solucionem um mistério também será abordada no percurso Perdidos na Ilha do Conhecimento, nos dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, às 15h. Os participantes irão participar de uma caça ao tesouro em um ambiente inusitado: a exposição de longa-duração, Demasiado Humano!

Corpo em movimento

O corpo humano está repleto de ferramentas para canalizar impulsos, emoções e sensações físicas de maneira positiva. Nos dias 17 e 19 de janeiro, a oficina Criança também faz Yoga! ensina mais sobre posturas, mantras e respiração. No mesmo mês, nos dias 26 e 28, às 15h, crianças e adultos vão mergulhar no universo do teatro para exercitarem o corpo e a imaginação na atividade Jogos Teatrais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Programação de férias de verão do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: até o dia 4 de fevereiro, de terça a sexta e domingo, das 10h às 17h; e sábado, das 10h às 21h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Participação: gratuita

Mostra de Curtas de Animação

Quando: 20 de janeiro, às 19h30

Classificação: livre

Redes Ancestrais

Quando: 27 de janeiro, às 15h

Classificação: 6 anos ou acompanhado pelos pais

Coletando fósseis: a história de Mary Anning