Espaço em Rede: oficinas, brincadeiras e contação de histórias do Espaço do Conhecimento UFMG, em ambiente virtual

Na nova série Espaço em Rede, o museu traz versões de suas atividades educativas adaptadas para o mundo digital

Oficinas, contações de histórias, jogos e brincadeiras. Essas são algumas das ações educativas desenvolvidas junto ao público, no Espaço do Conhecimento UFMG. Porém, desde o início da pandemia do novo coronavírus, com o fechamento do museu, os encontros presenciais que favoreciam essas ações foram interrompidos.

Nesse contexto, o Espaço do Conhecimento acaba de lançar o Espaço em Rede, que tem o objetivo de trazer versões dessas atividades adaptadas ao ambiente virtual. Com esse projeto, é proposta uma alternativa de conexão, aproximação e troca, a partir do compartilhamento de conteúdos criativos e instigantes. A cada mês, será postado, no YouTube e no Instagram do Espaço, um vídeo com uma atividade lúdica e educativa para entreter os espectadores, especialmente o público infanto-juvenil.

Ananse das Histórias

No mundo antigo, segundo a mitologia do povo Akan, na atual região de Gana e Costa do Marfim, não haviam histórias e, por isso, viver era muito triste. Kwaku Ananse, o homem aranha, queria se tornar o dono de todas as histórias e, para isso, teve que tecer uma grande teia e pedir ajuda ao Deus Nyame, que lhe concedeu três difíceis missões. 

No vídeo, o público descobrirá que missões são essas e o que ele faz para passar por elas. Ananse das Histórias faz parte da seleção de narrativas e personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu, da tradicional atividade Histórias da África de A a Z. Para contar essa história, Priscila Martins usa objetos do cotidiano, materiais comuns ao ambiente caseiro que representam um convite a um exercício de escuta e imaginação.  

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Espaço em Rede - série de vídeos educativos com oficinas, brincadeiras e contação de histórias

Quando: vídeos na última semana de cada mês, a partir de setembro de 2020

Classificação: livre

Onde: Canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube (youtube.com/espacoufmg) e no IGTV do Instagram (@espacoufmg)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409- 8352 / 98797-0352

www.espacodoconhecimento.org.br