Especialistas da UFMG dão dicas sobre o armazenamento de livros

Entenda como planejar uma biblioteca em casa aliando prazer e conservação

Durante a vida acadêmica é comum que os membros da comunidade adquiram exemplares físicos de livros, revistas e periódicos da área de estudos e de interesse. Mas qual a melhor maneira de montar uma biblioteca em casa? 

Pensando nessa junção de prazer e trabalho, Diná Araujo, coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da UFMG, apresenta algumas medidas importantes para garantir durabilidade e conservação dos livros e que implicam cuidados na acomodação, limpeza, iluminação e organização dos livros. 

Jacyntho Lins Brandão, professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG, já tinha a sua biblioteca, em 1972, quando ingressou no curso de Letras da Universidade. Contudo, a vida de estudante, pesquisador e professor fez com que ele fosse adquirindo novos livros, ao longo do tempo. Hoje eles somam cerca de cinco mil exemplares. 

Na casa do professor, a biblioteca sempre foi o cômodo mais frequentado. Primeiramente pelos filhos, que ali brincavam enquanto o pai trabalhava, e hoje pelos netos, que deixam várias marcas pelo espaço. Para Jacyntho essa interação é muito importante, porque os livros estão ali para serem usados. 

Em vídeo produzido pela TV UFMG, a bibliotecária Diná Araujo mostra como procedimentos simples ajudam a combater a poeira, fungos e amarelamento das páginas.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 / 3409-4189

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço

Especialistas da UFMG dão dicas sobre o armazenamento de livros

4 de dezembro de 2018

16h26

TV UFMG - https://youtu.be/a_3BZriVP8M