Especialistas da UFMG debatem manejo adequado do fogo em áreas de Cerrado

Grupo do Instituto de Ciências Biológicas estuda espécies da fauna e flora mais vulneráveis aos efeitos das queimadas

Nos dias 22 e 23 de agosto, será promovida a primeira edição do workshop Ignite: subsídios para o manejo de fogo no Cerrado, promovida pelo Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade (LEEB), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. O encontro discutirá o desenvolvimento de métodos para identificar espécies da fauna e da flora mais vulneráveis ao fogo. As atividades ocorrerão a partir das 9h, na sala 1012 da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha. 

As espécies da fauna e da flora identificadas como mais vulneráveis ao fogo poderão ser utilizadas como indicadoras para a definição de limiares de regime de fogo apropriados para a conservação da biodiversidade.

Conforme a programação do evento, estão previstas sete palestras sobre ecologia e manejo do fogo no Cerrado, além de mesas-redondas para discussão e esclarecimento de dúvidas. 

Na abertura, nesta quinta-feira, às 9h, a pesquisadora da UFMG e especialista em ecologia e manejo do fogo Eugênia Batista apresentará o software Ignite - Fire for people and ecosystems, ainda em fase inicial de elaboração. Na sequência, o professor Fernando Silveira, pesquisador do ICB, discutirá os efeitos do fogo sobre a germinação de sementes. O professor José Eugênio Côrtes Figueira, também do ICB, abordará conceitos e estudos sobre a ecologia do fogo. 

No período da tarde, o especialista em redes de interações ecológicas Milton Barbosa discutirá a importância de se considerar as relações estabelecidas entre as espécies no planejamento e monitoramento das ações de manejo. Em seguida, Ubirajara Oliveira, pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG, apresentará o modelo de espalhamento do fogo no Cerrado, que vem sendo desenvolvido pela equipe do professor Britaldo Soares, do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.

Finalmente, o coordenador de prevenção e combate a incêndios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlinck, vai expor as metodologias e resultados parciais do manejo integrado do fogo em unidades de conservação federais.

Na sexta-feira, 23 de agosto, o evento será apenas na parte da manhã. Às 9h, Heloisa Miranda, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, abordará os resultados de pesquisa de longa duração sobre o comportamento do fogo e seus efeitos sobre a flora do Cerrado.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

(31) 3409-3011

www.icb.ufmg.br

Serviço

Workshop Ignite: subsídios para o manejo de fogo no Cerrado

Dias 22 e 23 de agosto de 2019

9h

Sala 1.012 da Escola de Engenharia da UFMG - campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte