Especialização da UFMG em Ensino de Artes Visuais seleciona tutores

especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, ofertada pela Escola de Belas Artes da UFMG em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), abre seleção para preenchimento de seis vagas e formação de cadastro de reserva de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para atuação como tutores do curso.

As inscrições vão até 17h do dia 13 de julho e devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site do Caed, ao qual devem ser anexados os documentos relacionados no item seis do edital de seleção, reunidos em um único arquivo em formato pdf, com tamanho de até 25MB.
Os candidatos devem possuir graduação preferencialmente nas áreas de Artes Visuais ou Educação Artística ou Artes Plásticas ou Desenho e Plástica ou Belas Artes ou Artes e experiência profissionais mínima de um ano como professor do magistério do ensino básico ou superior, disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades de tutoria, descritas de forma detalhada no 2.3 do edital, incluindo viagens aos polos nos quais o curso será ofertado. Os interessados também devem ter conhecimentos básicos de informática e, preferencialmente, de uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

A avaliação dos inscritos será baseada nas análises de currículo da carta de intenções, primeira e segunda etapas respectivamente. Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.100, 00 mensais.

O resultado preliminar será divulgado na página do Caed, no dia 20 de julho, e o final, após prazo para interposição de recursos, no dia 2 de agosto.

Capacitação em educação artística

A especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas visa qualificar professores para os processos de produção e de pesquisa em ensino/aprendizagem de artes visuais. Gratuita e semipresencial, o curso tem caráter interdisciplinar, abrangendo o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Educação e Arte, com o uso de tecnologias contemporâneas nos procedimentos pedagógicos e artísticos.

As investigações feitas por docentes podem resultar em novas ferramentas tecnológicas, novas práticas pedagógicas, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos no campo de pesquisa em educação, seja de arte e de educação a distância.

A próxima oferta, com início previsto para o segundo semestre de 2023, contemplará os polos de Bom Despacho, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Sabará e Sete Lagoas. O edital para processo de seleção de alunos deve ser publicado em julho.

Informação:cespea@eba.ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG