Especialização da UFMG em Língua Portuguesa para professores da educação básica abre inscrições
Estão abertas as inscrições para a seleção do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto (Proleitura), ofertado pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, para ingresso no primeiro semestre de 2025. São disponibilizadas, ao todo, 50 vagas, sendo 10% delas reservadas a bolsistas. O curso, 100% on-line, é voltado para professores que atuem na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e profissionais que apresentem interesse em leitura e produção de textos. O pré-requisito é ter uma graduação completa. Saiba mais no Edital.
Os interessados têm até o dia 5 de dezembro para se inscreverem pela página da Extensão Universitária da UFMG. Devem também enviar a documentação pelo formulário eletrônico específico, disponível no site do Proleitura, no item Processo Seletivo.
A especialização tem como objetivos: aprimorar competências em leitura e produção de textos; atualizar e aprofundar a qualificação de professores, bem como profissionais de outras áreas, por meio de um curso ofertado na modalidade presencial; implementar a formação de especialistas cuja prática esteja adequada ao mundo contemporâneo — considerando-se a revolução nas áreas de produção e recepção de textos literários e não literários; refletir sobre a relação entre a pesquisa e a prática de ensino, que estimula a produção de materiais didáticos aplicados ao ensino da leitura e da produção de textos.
A seleção será realizada em uma única etapa, classificatória e eliminatória, constituída pela avaliação da justificativa para a realização do curso, mediante uma carta de intenção. O resultado final será divulgado no dia 5 de dezembro, enviado para o e-mail aos candidatos e disponibilizado no site do curso.
Em caso de dúvidas, acesse http://www.letras.ufmg.br/proleitura.