Especialização em Geoprocessamento na UFMG tem 20 vagas remanescentes

Formação prepara profissionais para lidar com mapeamento das informações e montagem de bancos de dados sobre o ambiente

De 22 de janeiro a 5 de fevereiro, o Curso de Especialização em Geoprocessamento, oferecido pelo Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, receberá inscrições de candidatos a 20 vagas remanescentes para 2018. As aulas serão ministradas de março a dezembro de 2018.

As inscrições presenciais devem ser feitas no posto da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) – loja 7 da Praça de Serviços do Campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h. Os candidatos também podem se inscrever por meio da remessa da documentação para Fundep. O endereço é Avenida Antônio Carlos, 6.627 – campus Pampulha, Unidade Administrativa II, 5º andar, sala 5030 - CEP 30.120-972 – Caixa Postal 6.690 – Belo Horizonte/MG.

A taxa de inscrição é de R$ 79. O valor total do curso é de R$ 7.900,75 à vista, ou 13 parcelas de R$ 732. Conforme determinação do Conselho Universitário da UFMG, 10% das vagas são reservadas à participação gratuita de candidatos carentes ou servidores da universidade.

Os interessados devem ser graduados ou comprovar que reúnem condições de concluir o curso antes do período para registro acadêmico na pós-graduação. A formação alcança profissionais de áreas que se dedicam ao aperfeiçoamento ou aquisição de conhecimentos sobre as técnicas modernas de geoprocessamento, como geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, ecólogos, cartógrafos, agrônomos e engenheiros.

Mais informações estão disponíveis no edital e na página da Fundep.

Dados sobre a Terra

A área de geoprocessamento compreende as atividades de aquisição, tratamento e análise de dados sobre a Terra, envolvendo desde um conjunto de tecnologias para a coleta de imagens da superfície do planeta, conhecido como sensoriamento remoto, até o processamento e análise desses dados, em forma de mapas digitais, que resultam na análise e interpretação de diversos fatos e fenômenos relacionados à Terra.

O objetivo da formação é capacitar profissionais que lidam com estudos do mapeamento das informações e montagem de bancos de dados sobre o ambiente natural e o espaço produzido ou modificado pelo homem, além de possibilitar a discussão de novas abordagens analíticas e críticas que conduzam a uma prática mais eficiente e compatível com as tendências atuais.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG