Esperança é a palavra que inspira o vídeo de fim de ano da UFMG

Em 95 anos de história, a UFMG passou por inúmeras transformações que nos tornaram referência em ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia, arte e cultura. Por isso, neste fim de ano, não poderíamos deixar de lembrar que virão novos caminhos, sempre repletos de esperança. 

Como inspiração para o vídeo que deseja a todos um feliz Ano Novo, foi escolhida a palavra esperança. Esperança, etimologicamente, vem do latim sperare, sentimento que leva o ser a ter fé no futuro. Como sentido geral, um sentimento que possibilita ao humano atravessar os tempos. Os sinônimos da palavra são confiança, perspectiva, possibilidade. Os primeiros brasões da UFMG foram inspiração para a cor verde e para a circularidade no final do vídeo, quando imagens novas e antigas se fundem.

Confira o vídeo no Instagram da UFMG

Créditos – equipe

Ana Fatorelli, Beatriz Abrahão e Olívia Resende (produção, direção e roteiro), Prof. Carlos Mendonça (consultoria), Lucas Tunes e Cedoc TV UFMG (Imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Beatriz Campos e Bruno Ihara (videografismo/animação e Marcelo Lustosa (arte).

Trilha sonora 

Trilha sonora musical desenvolvida pelo professor Mauro Rodrigues a partir do congo Eu Tava Dormindo, pertencente a um repertório reinadeiro, transcrito a partir da performance do Capitão José Apolinário Cardoso, da Irmandade do Jatobá. Transcrição da professora Glaura Lucas publicada no livro Os Sons do Rosário, o Congado Mineiro dos Arturos e Jatobá (Editora UFMG).

Execução

Geraes BigBand (Escola de Música da UFMG), Edem de Oliveira Santos (bateria), João Pedro Cardoso Coelho (contrabaixo), Vitor Diz (guitarra), Alexandre Moreira (sax tenor), Bruno Fonseca (sax alto), Silas Prado (sax alto), Leonardo Brasilino (trombone), Pedro Mota (trompetes), Henrique Perdeneiras (flauta), Jordana Veiga (flauta), Mateus Oliveira (caixa de folia e patangomes), Mauro Rodrigues (caixa de folia e patangomes).

Gravação/Direção 

Fernando Braga - Prof. Escola de Música da UFMG (captação, edição e mixagem), Pedro Vespermann Espinola, Elias Elis de Suza Júnior e Jordana Veiga (assistentes de gravação), Fábia Lima (direção do Centro de Comunicação da UFMG) e Flávio de Almeida (vice-direção do Centro de Comunicação da UFMG).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG