Estação Ecológica da UFMG comemora os 100 anos do Eclipse de Sobral

Atividades diversas, voltadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública, acontecem de 29 a 31 de maio

No dia 29 de maio, próxima quarta-feira, serão comemorados ao redor do mundo os 100 anos do Eclipse de Sobral. Na UFMG essa data será comemorada na Estação Ecológica, nos dias 29, 30 e 31 de maio, das 15h às 21h, com diversas atividades. O público estimado em 1.500 pessoas (500 por dia) será de estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O Eclipse de Sobral marca a data em que, a partir de observações realizadas na cidade cearense de Sobral durante a totalidade de um eclipse solar, foi possível pela primeira vez comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. O tema será abordado nas atividades por meio de sessões de planetário, oficinas e laboratórios de Biologia, Física, Matemática e Química, palestras e observações astronômicas.

O evento é resultado de parceria entre o Grupo de Astronomia, o Grupo de Ensino de Matemática, o Grupo 1000 Futuros Cientistas Comemorando os 150 anos da Tabela Periódica (os três pertencentes ao Instituto de Ciências Exatas da UFMG), o Caminhão Ponto UFMG (da Faculdade de Educação) e a Estação Ecológica, com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Programação:
Sempre às 15h e às 19h acontecerá uma das seguintes palestras:
- O Eclipse de Sobral e a Comprovação da Teoria da Relatividade – Prof. Renato Las Casas (Departamento de Física)
- Os 150 Anos da Tabela Periódica – Prof. Carlos Alberto Filgueiras (Departamento de Química)
- Teoria da Relatividade – Prof. Carlos Heitor D´Ávila Fonseca (Departamento de Física)

As sessões de planetário acontecerão das 15h às 18h e as observações astronômicas das 19h às 21h. Todas as demais atividades funcionarão direto das 15h às 21h.

No dia 31, no encerramento das atividades, será feita uma manifestação em defesa da Universidade Pública Brasileira.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG