Estação Ecológica da UFMG retoma visitas escolares presenciais

Atividade conta com trilhas na área de conservação e oficina ambientais; escolas podem fazer agendamento pelo site

A Estação Ecológica, espaço que engloba uma extensa área de conservação natural e educação socioambiental no campus Pampulha da UFMG, retomou as atividades presenciais do Programa de Extensão Estação Ecológica (Proeco) que estavam suspensas desde março de 2020, em decorrência da pandemia de covid-19.

Para realizar a visita, as escolas interessadas devem preencher o formulário de agendamento em seu site. Por meio das visitas, a Estação Ecológica procura promover a educação ambiental de forma crítica, oferecendo à comunidade escolar de Belo Horizonte e região metropolitana a interação próxima com o meio ambiente e a reflexão sobre temáticas e aspectos ambientais.

Atividades

Além da trilha guiada, é possível escolher oficinas: bicho-pau, cartão ecológico, descarte, energia e pigmentos são algumas das opções.

As oficinas tratam também de questões socioculturais e político-econômicas, que envolvem os povos tradicionais, como povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. Os conteúdos reconhecem a contribuição desses povos para a manutenção da vida no planeta terra, inclusive da espécie humana.

Integração ensino, pesquisa e extensão

Em 2022, a Estação Ecológica vai comemorar 30 anos. A área preservada foi tombada em 1992 como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O local abriga características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, sendo conhecido, ainda, por contribuir para a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pilares da Universidade.

Lá, por exemplo, professores de diversas unidades acadêmicas ministram aulas de suas disciplinas. São realizadas também aulas de campo de turmas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Geociências (IGC) e de outras unidades da UFMG.

Além disso, a Estação Ecológica desempenha um papel importante no fomento às atividades de pesquisa para além da Universidade.

Texto de Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG