Estudantes da licenciatura no campo da UFMG desenvolvem atividades com grupos quilombolas no Vale do Mucuri

Estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) embarcam, nesta semana, para a nona edição da Jornada Socioterritorial, que será realizada em Ouro Verde de Minas. O objetivo é articular ensino, pesquisa e extensão em ação com as escolas do município, que fica na região do Vale do Mucuri.

De 16 a 19 de maio, serão desenvolvidas ações em ambientes escolares e não escolares, envolvendo as cinco comunidades quilombolas do município. As mesas de discussão vão contar com a participação de representantes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo das universidades federais de Viçosa (UFV) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além de autoridades do município e da Secretaria de Estado de Educação.

O trabalho que será realizado na cidade foi planejado por 21 grupos interdisciplinares com base em diálogos e pesquisas com a comunidade. Ao longo desse processo, os estudantes formularam temas que serão estudados no período, como investigação de processos de construção da identidade quilombola, luta pela articulação política e social, uso das plantas medicinais, quintais produtivos e práticas religiosas de matriz africana.

A jornada também envolve professores da graduação e da educação básica, gestores das redes estadual e municipal, movimentos sindicais e moradores da comunidade local.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG