Estudantes da UFMG promovem ciclo de debates para refletir sobre a destruição do meio ambiente

‘Semana do Fogo’ reúne diversos setores da sociedade para buscar soluções científicas e autossustentáveis

Começa em 10 de agosto, no Dia do Fogo, e vai até a quinta-feira, 12, um ciclo de debates on-line em torno de temas relacionados a queimadas, incêndios e destruição do meio ambiente no Brasil. A Semana do Fogo está com inscrições abertas, gratuitas, pelo Sympla.

Organizado pela equipe Tatú’Queimano e pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas da UFMG, a proposta do evento é botar fogo nessa discussão e buscar soluções que permitam um desenvolvimento favorável para todos, não predatório e que preserve os recursos naturais e a vida de forma mais próxima e plena.

“Trata-se de uma fagulha de mudança nas pessoas que, ou estão muito desesperadas para mudar ou ainda não perceberam a situação crítica que estamos vivendo”, avisa Luís Pedro Drummond, idealizador do evento e aluno do último ano de Ciências Biológicas.

“Em última análise, pode-se sintetizar a ideia como uma busca por definir pautas ambientais junto com diferentes grupos, não só da Universidade. Outros pensadores, ativistas e cidadãos preocupados com aquilo que enxergam no passado e imaginam para o futuro dos biomas brasileiros”, avalia a representante do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, Joana Morais.

Conscientização

Eles contam que tudo surgiu da preocupação sobre o que se poderia fazer para conscientizar as pessoas sobre formas de melhor enfrentar o período de pico das queimadas no Brasil, de agosto a outubro. Em contato com o Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, foi criada a equipe Tatú’Queimando - ou Está tudo queimando, na tradução do dialeto mineirês.

Imbuído dessa visão, o evento cria o ambiente para a análise e propostas de convidados de diversos campos de ação e realidades: cientistas e professores universitários envolvidos diretamente em pesquisas sobre ecologia do fogo, monitoramento ambiental e recuperação de áreas degradadas; profissionais da área de educação ambiental; representantes de comunidades dos locais atingidos pela destruição ambiental; grupos do Campo, como o Movimento Sem Terra (MST), Via Campesina e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); servidores de órgãos de análise ambiental governamental.

“A mudança nessa área precisa ser no sentido da construção de algo ideal, equitativo e democrático. Por isso, há necessidade de um evento assim, integrado, com diversas áreas da sociedade”, conclui Ana Elisa Figueiredo, também do Diretório Acadêmico e da comissão organizadora da Semana do Fogo, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Outras informações: daberthalutz@gmail.com / Instagram: @tatu.queimano e  @d.a.bio.ufmg

Serviço:

Semana do Fogo ICB UFMG

Data: 10 a 12 de agosto – 17h

Endereço da Plataforma será informado na inscrição

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

'Semana do Fogo ICB UFMG'

10 a 12 de agosto de 2021