Estudo da UFMG mostra que dores na coluna aumentaram muito durante a pandemia

Trabalho remoto e complicações emocionais geradas pela crise sanitária podem ser causas do problema

Uma pesquisa desenvolvida pela UFMG, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para identificar como a pandemia tem afetado a vida dos brasileiros em diversos aspectos revelou que 41% das pessoas sentem dores na coluna. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 esse número era de 18,5%.

Para Deborah Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora do estudo ConVid – Pesquisa de Comportamento, “o aumento na ansiedade e o estado de ânimo pior, juntamente com a redução drástica de atividade física e longos períodos em frente às telas, podem estar associados ao crescimento desses índices”.

Saiba mais sobre a pesquisa em vídeo produzido pela TV UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG