Estudo da UFMG revela que ácido natural de vinho, café e frutos pode contribuir para queima de calorias

O ácido gálico, encontrado em uma série de alimentos, como vinho, café e alguns frutos e plantas do cerrado, pode contribuir para a queima de calorias. O resultado inédito foi obtido em pesquisa desenvolvida em parceria pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pode subsidiar outros estudos visando o tratamento de obesidade e outras doenças metabólicas.

Um dos autores da pesquisa, o professor Sérgio Santos explica que o ácido gálico pode modular uma família de enzimas importante para o metabolismo, as sirtuínas. O objetivo do estudo era avaliar essa ação e verificar sua consequência para a perda de peso. Para isso alimentaram um grupo de camundongos com dietas ricas em gordura, gerando obesidade e outras doenças associadas, e trataram os animais com o ácido.

A partir da comprovação da reversão de várias doenças metabólicas e da melhora do perfil corporal, o pesquisador prevê a possibilidade de utilização de cápsulas de ácido gálico para tratamentos. Além disso, ressalta que pessoas que consomem produtos ricos em ácido gálico poderão usar a alimentação como ferramenta de prevenção.

Saiba mais sobre a pesquisa em entrevista com Sérgio Santos realizada no programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A produção e a reportagem são de Amanda Lelis.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG