Estudo do Ipead/UFMG aponta melhora nas percepções sobre a situação econômica do país e inflação

O Índice de Confiança do Consumidor de junho, medido mensalmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG, subiu 4,56% em relação ao mês anterior e atingiu 41,10 pontos. Melhorou consideravelmente a percepção sobre a Situação Econômica do País e Inflação, com elevações de 11,50% e 10,71%, respectivamente. A melhora na percepção da população em quatro dos seis componentes do índice explica essa variação positiva.

No ano de 2023, o ICC-BH acumula queda de 6,13% e nos últimos doze meses totaliza alta de 15,90%. A percepção da população em relação à inflação, ao emprego e à situação econômica do país são os componentes que estão mais longe de atingir os 50 pontos, nível que marcaria uma virada entre pessimismo e otimismo da população. A situação financeira atual da família e a situação financeira em relação ao passado estão em patamar superior a 50 pontos, com alta para a primeira em relação a maio, e queda para o segundo item. Podemos indicar então uma pequena melhora na percepção das famílias sobre sua situação financeira geral.

A pesquisa realizada pelo Ipead também traz informações sobre os grupos de bens e serviços que os consumidores, homens e mulheres, pretendem adquirir nos próximos três meses. Vestuário e calçados é o grupo com maior pretensão de compra (18,10%). Em seguida estão os veículos, com 12,38%, e turismo, com 7,14%. A pretensão de compra de veículos atingiu o maior patamar desde outubro de 2014.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead)