Estudo UFMG: Ensino remoto na pandemia comprometeu autonomia de estudantes com deficiência

Conclusão é de grupo de pesquisa da Faculdade de Educação, que analisou mais de mil questionários

Embora o fechamento das escolas em todo o mundo decorrente da pandemia de covid-19 tenha afetado todos os públicos, os alunos com deficiência, por sua condição de vulnerabilidade, enfrentam desafios ainda mais complexos. O Grupo de Pesquisa Infinito, da Faculdade de Educação da (FaE) UFMG, acredita que os direitos à educação dessa parcela populacional não foram completamente garantidos. A conclusão tem origem na pesquisa que realizaram com familiares em todo o país para conhecer os diferentes perfis e identificar os principais desafios da educação das pessoas com deficiência.

O estudo, que utilizou questionário on-line autoaplicado em 2020, colheu 1.043 amostras para análise. Foram avaliadas questões como perfil dos estudantes, atividades escolares realizadas e habilidades ou comportamento dos alunos frente a elas. A maioria dos respondentes é do estado de Minas Gerais, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. E 73,7% dos questionários foram respondidos por mães, que são as principais responsáveis pelo cuidado e pela educação dos filhos e filhas com deficiência.

De acordo com a professora Adriana Borges, líder do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (Lappeei/UFMG) e coordenadora da pesquisa, é possível afirmar que muitos alunos e alunas com deficiência não tiveram garantidos os direitos à educação. A pesquisa indica que a falta de planejamento para aulas direcionadas a esses alunos comprometeu sua autonomia e os impediu de acompanhar as atividades sem ajuda. Os resultados preliminares do levantamento estão descritos em relatório; o objetivo é contribuir para a elaboração de estratégias educacionais adequadas e para a promoção do direito à educação. O documento está disponível na internet.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG:

(equipe: Vitória Fonseca – produção; Otávio Zonatto - edição de imagens; Marcos Bispo – videografismo; Renata Valentim - edição de conteúdo).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG