Estudo UFMG: Floresta de eucalipto absorve cerca de 187 toneladas de carbono por hectare

Pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG apontou que florestas plantadas de eucalipto no Cerrado sequestram cerca de 187 toneladas de carbono por hectare, em um ciclo de sete anos. Os resultados são de estudo realizado nas regiões do Jequitinhonha e do São Francisco em Minas Gerais.

Para chegar às medidas, os pesquisadores detalharam o processo de produção da madeira, em silvicultura, colheita, gestão e transporte, observando em cada etapa a parcela de CO2 emitida e absorvida pela floresta. O cálculo total demonstrou que, apesar da poluição das máquinas envolvidas gerar 15,40 toneladas de CO2 por hectare, a carga de sequestro de carbono cria um balanço positivo.

Saiba mais sobre o estudo em entrevista com o engenheiro florestal Ciro Lacerda, produzida por Amanda Lelis para o Veredas da Ciência: pesquisas e projetos do Norte de Minas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG