Estudo UFMG: suplemento alimentar com frutos do cerrado pode complementar dieta de idosos

Uma pesquisa realizada em parceria entre o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolveu um suplemento alimentar lácteo com fórmula exclusiva, que oferece os nutrientes necessários para a população idosa. O diferencial do produto é a utilização de frutos do cerrado, que o diferencia dos produtos encontrados atualmente no mercado, resultando num alimento nutritivo e acessível.

Desenvolvido pelo estudante do curso de Engenharia de Alimentos Fábio Ribeiro, o produto foi criado como alternativa de baixo custo e fácil acesso para a população idosa de um alimento que atenda as necessidades nutricionais específicas para esse estágio da vida.

Os testes do suplemento foram realizados com 65 mulheres com idade igual ou maior que 65 anos. Comparado a uma marca comercial com ampla implementação no mercado, o produto demonstrou resultados superiores, com aumento das hemácias, hemoglobinas e albumina.

Saiba mais sobre o estudo em entrevista realizada no programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A produção e a reportagem são de Amanda Lelis.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG