Evento da Engenharia Mecânica da UFMG focado na inovação homenageia o professor Marcos Pinotti

Começa na próxima segunda-feira, dia 22 de maio, às 8h, a primeira edição da Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (Semmap). O evento será realizado na Escola de Engenharia da UFMG até o dia 26 de maio e contará com palestras técnicas, cursos, rodas de discussão e exposições de projetos acadêmicos e de startups da área. As inscrições podem ser feitas na página do evento, onde está disponível a lista completa de atividades, horários e locais de realização.

O principal objetivo do evento é promover e acelerar o desenvolvimento da engenharia mecânica no estado de Minas Gerais com base em conceitos e processos inovadores, que incluem internet das coisas – conexão de dispositivos eletrônicos utilizados no cotidiano, como aparelhos eletrodomésticos, à internet – e Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, que engloba tecnologias de automação e troca de dados e se vale de conceitos de computação em nuvem e sistemas ciberfísicos.

A Semana reunirá alunos de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas, professores, investidores, pesquisadores e profissionais de empresas do setor produtivo e de prestação de serviço. Serão realizadas palestras sobre temas como carros elétricos e engenharia biomédica, cursos, minicursos e workshops que abrangem desde impressoras 3D até tendências de mercado e o perfil do profissional de engenharia mecânica, além de visitas técnicas e feira de exposições.

A iniciativa homenageia o professor Marcos Pinotti, falecido em janeiro de 2016 e referência na área de inovação. "O empenho do professor em ajudar as pessoas era visível. Pinotti era um figura marcante nos eventos de inovação e empreendedorismo e inspirou os estudantes tanto pelos seus feitos quanto pela pessoa que foi", afirma a estudante Ana Carolina Almeida, aluna que integra a coordenação do evento.

Com o tema A engenharia mecânica em processos de inovação, a Semmap é organizada pelo Grêmio dos Estudantes de Engenharia Mecânica da UFMG (Gremec) e pelas empresas juniores PJ Consultoria & Assessoria e Aero Jr. O evento é apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

O homenageado

Ex-professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia, Marcos Pinotti Barbosa atuou por 17 anos como docente na UFMG. Tornou-se uma das principais referências brasileiras nas áreas de empreendedorismo e inovação, tendo registrado mais de 30 patentes de produtos tecnológicos. Em 2013, recebeu o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias.

Pinotti coordenava o Laboratório de Bioengenharia (Lab-Bio), dedicado às áreas de engenharia cardiovascular, biofotônica, tecnologia assistiva, biomimética, medicina regenerativa e biomecânica, e o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan), especializado em neurociências, visão neural, processos de cognição e tecnologia da informação aplicada à neurociências.

Em 2012, o professor Marcos Pinotti concedeu entrevista ao Portal UFMG, na qual expôs algumas de suas ideias sobre inovação e empreendedorismo.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço