Evento de literatura na UFMG abordará diálogos e diferenças

Gratuito, IX Split ocorrerá no fim de outubro e contará mesas redondas, rodas de conversa e apresentações culturais

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG recebe, de 29 a 31 de outubro, a nona edição do Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Split). O evento é aberto e gratuito para ouvintes. A programação completa, bem como outras informações, pode ser encontrada no site http://www.letras.ufmg.br/split/, na página do facebook ou por meio do e-mail  splitseminario@gmail.com.

Com o propósito de oferecer espaço para divulgação e discussão de pesquisas em Letras e na área das Humanidades, principalmente aquelas desenvolvidas por estudantes de programas de pós-graduação vinculados a universidades brasileiras, o evento é organizado anualmente por discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG.

O tema deste ano é Literaturas e sociedades: diálogos e diferenças. Diante do atual contexto político do Brasil, a comissão organizadora do IX Split decidiu optar por um tema que estimulasse a reflexão acadêmica sobre as possíveis atuações da produção literária, no que diz respeito à desejada construção de relações sociais que abriguem e fomentem o diálogo entre diferenças.

A reflexão proposta pelo encontro envolve as seguintes questões centrais: como as literaturas, em sua pluralidade, podem reforçar o combate a crenças, ideias e práticas autoritárias? De que modos as literaturas podem colaborar, democraticamente, para visibilizar e fortalecer grupos e ações politicamente minoritários? A produção literária pode e deve participar da elaboração de parâmetros minimamente consensuais, em dado espaço social, quanto ao que se entende por verdadeiro e por falso? Em um horizonte mais abrangente, quais as possíveis contribuições da criação literária e dos Estudos Literários para a definição e a transformação de valores e práticas sociais, especialmente no Brasil contemporâneo?

Atividades
A programação conta com quatro mesas-redondas, rodas de conversas, sessões de comunicações, lançamentos de livros, conversa com escritores e editores, apresentações do coletivo Slam Clube da Luta, que realizará suas famosas disputas de poesia falada, leitura dramática do grupo Mulheres Míticas e apresentação do projeto de extensão da Fale, Contos de Mitologia.

A abertura ocorrerá na escada em frente ao Centro de Memória da Fale e contará com a presença do professor Luís Alberto Brandão, que falará sobre um dos seus livros favoritos, a obra Acenos e Afagos, do gaúcho e vencedor de cinco prêmios jabuti, João Gilberto Noll. A conversa será no dia 29 de outubro, às 9h.

O encerramento do evento ocorrerá no dia 31 de outubro, no auditório 1007, da Fale, e contará com a presença do professor Jacyntho Lins Brandão, o professor Nabil Araújo de Souza e a professora Eneida Maria de Souza, que debaterão A crise das humanidades e seus desafios: O século XXI e os Estudos Literários, na mesa que ocorrerá às 17h.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

IX Split – Literaturas e sociedades: diálogos e diferenças