Evento do Ceale UFMG aborda literatura infantil pelo olhar da criança

Ceale Debate de março ocorre no dia 25.

O Ceale Debate de março receberá a professora alfabetizadora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, Maria Elisa de Araújo Grossi, para tratar do tema A literatura infantil pelo olhar da criança, no dia 25 de março, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, no campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível on-line. Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Na palestra, Maria Elisa de Araújo Grossi apresentará dados de sua pesquisa de doutorado que revelam a singularidade da recepção de livros literários por crianças do 1º Ciclo de Formação Humana. Os livros que compõem o corpus da pesquisa foram publicados no ano de 2015, tendo sido considerados "Altamente Recomendáveis" para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Pretende-se mostrar alguns critérios utilizados pelos leitores no momento em que escolhem um livro para ler, refletindo sobre elementos que atraem ou não a atenção das crianças em livros que foram avaliados com distinção pelos adultos.

A palestra irá destacar ainda a importância da conversação literária, a partir de pressupostos de dinâmicas conhecidas como Círculos de Leitura, em sintonia com o enfoque Dime (Diga-me), metodologias que oferecem uma dupla perspectiva: a individual, que estimula o diálogo da criança com os livros, e a coletiva, que incentiva a troca de ideias e de impressões sobre os textos lidos pelo grupo de leitores.

Maria Elisa de Araújo Grossi é professora alfabetizadora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, doutora em Educação pela UFMG, membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL/Ceale/FaE/UFMG) e coordenadora do Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura do CP/UFMG. Possui experiência em Gestão Escolar (Direção e Vice-direção) e Coordenação Pedagógica.

Ceale Debate
O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O evento é promovido e organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente e as conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale Debate UFMG - A literatura infantil pelo olhar da criança