Evento do Ceale-UFMG aborda mediação pedagógica no aprendizado da língua escrita na educação infantil

Ceale Debate ocorre no dia 28 de maio. Inscrições estão abertas

O Ceale Debate, evento mensal da UFMG, recebe em maio Paula Moreira Lanza, supervisora pedagógica em escola no segmento da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I, para tratar do tema A Escrita Inventada na Educação Infantil. O evento acontece no dia 28 de maio, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: http://bit.ly/cealedebate28-05-19.

A produção colaborativa de escritas – escrita inventada – promove ações importantes para o aprendizado da língua escrita na educação infantil, como, por exemplo, a explicação e a argumentação em torno das ideias que a criança tem a respeito do sistema de escrita alfabética. Partindo do pressuposto de que a mediação pedagógica potencializa os efeitos dessas ações no desenvolvimento das crianças, a palestrante realizou em pesquisa um Programa de Escrita Inventada com crianças de cinco anos.

Os resultados do estudo permitiram fazer um levantamento de esquemas que podem ser desencadeados a partir de perguntas bem formuladas e de sinalizações que façam a criança pensar, focar a sua atenção, além de promover um conflito cognitivo apontando para o caminho da compreensão do sistema de escrita alfabética. Serão apresentadas, no Ceale Debate de maio, situações de sala de aula organizadas em torno da mediação pedagógica na escrita inventada no contexto da educação infantil.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

A palestrante
Paula Lanza é atualmente supervisora pedagógica em escola no segmento da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I. Possui graduação em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialização em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua ênfase é a Educação Infantil.

Ceale Debate
O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale Debate de maio Tema: A escrita inventada na Educação Infantil