Evento na FaE UFMG analisa os impasses da aprendizagem à luz da psicanálise

O que impede que algumas crianças aprendam, mesmo com a mudança de metodologias, professores, projetos e até de escola? A partir de uma perspectiva psicanalítica, essa e outras questões serão debatidas na próxima edição do Ceale Debate. Ministrada pela pesquisadora Marlene Machado, a conferência Alfabetização, nome próprio e subjetividade: impasses na aprendizagem será realizada na próxima quarta-feira, 24, às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE), no campus Pampulha. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas por meio de formulário disponível on-line. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

A pedagoga Marlene Maria Machado da Silva é estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação da FaE e professora do ensino fundamental da rede municipal. Em sua pesquisa, na linha temática em Psicologia, Psicanálise e Educação, ela observou que um dos desafios postos para os alfabetizadores é considerar os vários aspectos que interagem com o processo de alfabetização, uma vez que partem do pressuposto de que todos os alunos são capazes de aprender. Entretanto, apesar do esforço empreendido, sempre persiste um grupo de alunos que desafia o saber do professor e de pesquisadores ao não conseguir demonstrar avanços no domínio da base alfabética da escrita.

Com base em diagnóstico clínico pedagógico, de orientação psicanalítica, o estudo sobre a tríade alfabetização-nome próprio-subjetividade constatou, pelos depoimentos dos alunos participantes da pesquisa, que há algo do inconsciente que insiste em se apresentar como sintoma de dificuldade de aprendizagem. No evento, a professora conduzirá o debate inspirada nos testemunhos dos entrevistados.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Evento na FaE UFMG analisa os impasses da aprendizagem à luz da psicanálise