​Evento na UFMG auxilia na leitura de textos literários

Ceale Debate de outubro ocorre no próximo dia 29; Inscrições estão abertas

O Ceale Debate de outubro receberá o professor Carlos Augusto Novais, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, para tratar do tema Mediação literária e a leitura expressiva de poemas, no dia 29 de outubro, das 19h30 às 21h30. O evento ocorrerá no Auditório Neidson Rodrigues, da FaE, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line. A atividade é aberta ao público.

Na palestra, será abordado o papel da mediação literária na leitura expressiva de poemas. A mediação literária, compreendida como uma prática, tem entre seus objetivos favorecer a apropriação do texto literário por parte de um potencial leitor. No caso da escola, ela se coloca diante de duas dimensões básicas: a pedagógica e a da experiência estética. Esta última assume uma grande importância quando se atua no sentido de se construir um valor de uso para a poesia, para além do meramente curricular. Nessa perspectiva, o recurso da leitura expressiva possibilita essa busca e favorece a apreciação estética por parte do leitor.

O palestrante
Carlos Augusto Novais é professor é graduado em filosofia, tem mestrado e doutorado em letras e pós-doutorado em educação. Atua, principalmente, nos seguintes campos: Prática de Ensino de Língua Portuguesa, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educação do Campo e Indígena, Introdução à Filosofia. Tem experiência no campo da administração escolar (coordenação de curso e membro de órgãos colegiados) e na criação/produção/edição de poesia.

Ceale Debate
O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, de forma a alimentar processos de formação autônomos e permanentes. As conferências do Ceale Debate acontecem mensalmente, sempre na Faculdade de Educação da UFMG.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale Debate de outubro - Mediação literária e a leitura expressiva de poemas