Evento na UFMG debate desafios da Engenharia no século 21

Pela primeira vez no Brasil, workshop propõe reflexões sobre formação interdisciplinar, com foco no empreendedorismo e na missão social

A Escola de Engenharia da UFMG vai sediar, de 5 a 8 de agosto, o primeiro workshop do Programa de Grandes Desafios Estudantis (GCSP), inspirado no Grand Challenges for Engineering, da Academia Nacional de Engenharia (NAE), dos Estados Unidos. Pela primeira vez na América Latina, o evento propõe discussões sobre temas relacionados aos desafios das engenharias no século 21 – desde a perspectiva da educação global para formação dos futuros profissionais até as oportunidades para ampliar as relações entre a indústria regional, governos e universidades com a rede internacional, proposta pelo grupo norte-americano.

O objetivo do programa, que surgiu de iniciativa interdisciplinar com a criação da NAE, em 2008, é preparar engenheiros não apenas para habilidades técnicas, mas também para produzir conhecimento interdisciplinar, e desenvolver espírito empreendedor, perspectiva global e multicultural e um senso de missão social necessário para enfrentar os grandes desafios globais da humanidade. Propósito que reflete, segundo seus organizadores, a “ambiciosa visão do que a engenharia precisa oferecer a todas as pessoas do planeta, neste século".

Oportunidade

A realização do evento configura-se como oportunidade para universidades, empregadores, governos e futuros engenheiros proporem práticas e conexões com organizações regionais norte-americanas, por meio de programas de bolsas, apoio a intercâmbio e cooperação internacional.

Participarão da iniciativa estudantes, professores, representantes das indústrias e multinacionais, representantes de entidades governamentais com inserção no sistema de educação, pesquisa e desenvolvimento da força de trabalho e das sociedades profissionais.

O programa conta com cerca de 1 mil estudantes de 65 instituições parceiras que já desenvolveram projetos em 70 países.  O workshop é organizado pela Academia Nacional de Engenharia (ANE), pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Academia Nacional de Engenharia dos EUA (NAE).

Confira programação do evento  no site da ABC.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG