Evento na UFMG desafia alunos e empreendedores a resolverem problemas

Inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 31 de outubro, quando começa o evento, que será realizado até sábado, 2 de novembro

A quarta edição do Ruptura UFMG, evento organizado pelo Programa de Inovação em Educação da Escola de Engenharia (ENG200) e pelo IEBT - Gestão e Inovação para Resultados, ocorrerá das 16h do 31 de outubro às  12h do dia 2 de novembro, no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), campus Pampulha. O evento é aberto ao público, mediante inscrições que podem ser feitas pela internet, até às 16h desta quinta-feira, dia 31.

Criado em 2016, esse evento sobre empreendedorismo e protagonismo considera que o atual ritmo das mudanças tecnológicas exige, além da modernização contínua do mercado, uma adequada e ágil integração entre os sistemas de educação e do setor produtivo. A necessidade dessa interação é condizente com o momento atual do país, em que cada vez mais técnicas e processos inovadores são implementados nas empresas, em decorrência da Globalização 4.0.

A proposta do Ruptura 4.0 é fazer o público entender melhor quais são os impactos gerados pela quarta revolução industrial, suas novidades, oportunidades e desafios. O evento será baseado na apresentação de problemas reais de empresas destaque no mercado para que os participantes possam mostrar o próprio potencial transformador na identificação e resolução de desafios.

Essa edição será uma imersão no mercado 4.0. Os participantes terão que resolver problemas reais de empresas, como a VLI Logística e a Belgo Bekaert Arames. Para isso, haverá sessões de mentorias, nas quais as equipes receberão auxílio de pessoas qualificadas e funcionários das próprias empresas para construir seus projetos, resolvendo suas dificuldades de implementação e validação.

Além disso, haverá uma imersão noturna, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), com todos os participantes para que os grupos possam desenvolver seus projetos. Essa imersão contará com uma programação exclusiva, mentorias e transporte para o local.

Ao final do evento, todas as equipes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e os produtos criados. A banca selecionará as equipes vencedoras, com maior potencial de negócio e adequação ao problema real apresentado, e essas receberão prêmios pelo seu desenvolvimento como uma viagem com tudo pago para São Paulo para conhecer o espaço de empreendedorismo do Itaú, o Cubo, vaga de estágio, kit institucional Belgo Bekaert e treinamento na VLI Logística.

Parceiros
A organização do evento é do ENG200, que visa construir a formação dos alunos da Escola de Engenharia da UFMG a partir do envolvimento de toda a comunidade acadêmica, e do IEBT, empresa de consultoria e investimento, com enfoque em gestão de Empresas de Base Tecnoloìgica (EBTs).

O Ruptura 4.0 tem a parceria do projeto Inderios Consultoria, núcleo da UFMG, que atende empresas durante quatro meses, com um trabalho em conjunto com o empreendedor, em busca de solucionar problemas e alavancar o negócio, e Enactus UFMG, que faz parte de uma organização mundial cujo objetivo é inspirar estudantes a mudar o mundo por meio de ações empreendedoras. Além disso, tem a parceria das empresas VLI Logística, Belgo Bekaert Arames e DTI.

Mais informações e a programação no Facebook e Instagram do Ruptura.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Ruptura 4.0

31 de outubro a 2 de novembro

Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), campus Pampulha