Evento na UFMG discute como relacionar gramática de texto e de discurso

Ceale Debate de março ocorre no dia 3, terça-feira. Inscrições estão abertas

O Ceale Debate de março receberá o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sírio Possenti para tratar do tema Como cruzar língua, texto e discurso (na escola). O evento ocorre no dia 3 de março, próxima terça-feira, das 19h às 21h, no Auditório Luiz Pompeu, da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível na internet.

O palestrante buscará mostrar que a análise de determinados fenômenos perde aspectos relevantes quando se separa gramática de texto e de discurso, o que é comum, mesmo em programas de ensino, sem contar que se separa língua de literatura. O objeto nulo, por exemplo, é um fenômeno com aspectos gramaticais, mas que também dependem de co-textos e produzem efeitos de discurso. Assim, serão consideradas palavras, fórmulas, trechos de textos para mostrar o que em cada um desses níveis pode ser específico, por um lado, e produzir efeitos ou depender de outras condições, por outro. No ensino, separar e juntar são duas facetas do processo. Alguns excertos a serem analisados são literários.

Sírio Possenti é professor titular no Departamento de Linguística da Unicamp. Atua em diversas áreas da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, principalmente na subárea da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na Faculdade de Educação da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Ceale Debate - Como cruzar língua, texto e discurso (na escola)