Evento na UFMG promove reflexões sobre trajetórias negras na universidade

O Programa Transdisciplinar Polos de Cidadania propõem troca de experiências entre movimentos sociais e academia

II Ciclo de Diálogos - Trajetórias Negras na Universidade acontece durante três quintas-feiras de junho em diferentes locais. O primeiro encontro será dia 7 de junho na Ocupação Carolina de Jesus. No dia 14, a atividade ocorre na Faculdade de Direito da UFMG e, o último encontro, dia 21, na Escola de Enfermagem da UFMG. Todos os encontros iniciam às 14h.

Ações Afirmativas e movimentos sociais: inserção e permanência na Universidade será tema do primeiro diálogo que contará com a participação de moradores da Ocupação Carolina de Jesus; dos membros do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MBL), Karina Estefânia e Leonardo Pericles; da professora da Faculdade de Educação da UFMG, Nilma Lino Gomes; e do pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG, Rodrigo Ednilson de Jesus, também professor da Faculdade de Educação da UFMG.

A proposta da atividade é aproximar e fortalecer as relações entre os movimentos sociais e a academia. A metodologia busca debater assuntos diferentes, agrupados em uma temática principal, além de transitar entre os espaços acadêmicos e locais onde se desenvolvem as atividades dos movimentos sociais e a consolidação de lutas.

Ocupação Carolina Maria de Jesus

Luta pelo direito à moradia digna e pela reforma urbana. O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupou, no dia 06 de setembro de 2017, um prédio localizado na região central de Belo Horizonte (MG), dando origem à Ocupação Carolina Maria de Jesus com 200 famílias. Mais informações no facebook.com/ocupacaocarolinamariadejesus.

Polos de Cidadania

Programa da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, o Polos de Cidadania visa aliar atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a efetivação dos direitos humanos e a construção de conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes. Criado em 1995, o Polos é caracterizado pela transdisciplinaridade, envolvendo graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas como Direito, Sociologia, Comunicação, Artes Cênicas, Economia, Ciências do Estado, Psicologia, Demografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Serviço Social.

II Ciclo de Diálogos - Trajetórias Negras na Universidade

1º Encontro - Ações Afirmativas e lutas sociais/inserção e permanência na Universidade
Data: 7 de junho
Horário: 14h às 18h