Evento organizado pela UFMG acontece nos dias 21 e 22 de novembro

Estão abertas, gratuitamente neste link, as inscrições para o Congresso Brasileiro: defesa da vacinação - desafios e estratégias, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1(CAD 1), no campus Pampulha da UFMG.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação (NUPESV) da Escola de Enfermagem (EEUFMG) da UFMG, o evento tem como objetivo discutir sobre os desafios e estratégias na produção do conhecimento e nas diferentes formas de publicação e disseminação do conhecimento produzido na temática vacinação. O congresso faz parte das comemorações dos 90 anos da EEUFMG e dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). São esperados cerca de 650 participantes.

Palestras, sessões temáticas de experiências exitosas dos municípios direcionadas ao aumento das coberturas vacinais, apresentações de trabalhos científicos e lançamento da Liga Unidos pela Vacina fazem parte da programação, que contará com a participação de profissionais de saúde referências em imunização; coordenadores da Vigilância Epidemiológica; representantes do Ministério da Saúde; da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; da Fiocruz; dos Conselhos Municipais de Saúde; Conselho de Secretários Municipais de Saúde; pesquisadores; professores; gestores e estudantes.

A mesa de abertura contará com a presença da reitora Sandra Goulart Almeida; do Diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti; da Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Lourdes Machado, da diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares; da coordenada do evento, professora Fernanda Penido Matozinhos; do chefe do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EEUFMG, professor Ed Wilson Rodrigues Vieira e da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG, professora Kleyde Ventura de Souza.

A coordenadora, professora Fernanda Penido, ressalta a relevância do evento. “Com o complexo cenário de queda da cobertura vacinal que se instala no Brasil, existe uma crescente preocupação com a criação de estratégias que visem o aumento da cobertura vacinal. Para além do monitoramento, são imprescindíveis estratégias, como a discussão em eventos científicos, para a melhoria dos indicadores de imunização e avaliação do impacto destas estratégias, comparando os indicadores de imunização antes e após intervenções. Dessa maneira, o NUPESV, junto a apoiadores, como a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, está promovendo esse evento, considerando o comprometimento da imunidade coletiva, que pode ter sido agravada pela pandemia covid-19, aumentando o risco de circulação de doenças imunopreveníveis na população infantil”.

Submissões de trabalhos científicos

A submissão de trabalhos científicos em formato de resumo pode ser realizada até o dia 21 de outubro neste link. São permitidas duas formas de submissão: trabalho científico e experiência exitosa dos municípios. Os eixos temáticos são: boas práticas nas ações de vacinação; comunicação social e vacinação; experiências exitosas de descentralização do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais; parcerias estratégicas para o aumento das coberturas vacinais e sistema de informação em vacinação. A professora Fernanda Penido ressalta que essa é uma oportunidade valiosa para profissionais, pesquisadores e gestores compartilharem suas descobertas, experiências e contribuições científicas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG