Evento organizado pela UFMG celebra a emergência da pesquisa matemática em Minas Gerais

Reunião Mineira de Matemática, realizada de 23 a 25 de agosto, conta com a participação de mais de 300 docentes e discentes do estado

Minas Gerais está prestes a se transformar em um centro de inovação e descobertas com a próxima Reunião Mineira de Matemática, que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto na UFMG. O evento não apenas celebra a área, mas também destaca a contribuição da pesquisa matemática mineira para o cenário global. As atividades são presenciais e ocorrerem nas dependências do Instituto de Ciências Exatas, no campus Pampulha da UFMG.

A reunião conta com a participação de mais de 300 docentes e discentes de diversas instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Serão realizadas sessões temáticas, plenárias, rodas de prosa, oficinas de extensão e apresentações de pôsteres.

A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Matemática mineira

Nos últimos anos, Minas Gerais emergiu como um importante centro de pesquisa matemática, contribuindo para o progresso do conhecimento nas mais diversas áreas. A II Reunião Mineira de Matemática reúne pesquisadores e estudantes para compartilhar suas investigações pioneiras.

A organização do evento destaca a importância da pesquisa matemática mineira, que não se limita apenas aos círculos acadêmicos. “Seus resultados têm um alcance muito mais amplo, influenciando a maneira como vemos o mundo e abrindo portas para o progresso científico e tecnológico. A colaboração entre pesquisadores e a disseminação de conhecimento estabelecem as bases para avanços que podem moldar o nosso futuro coletivo”, afirma o professor Remy Sanchis, do departamento de Matemática da UFMG.

Para Remy Sanchis, a ligação entre a Reunião Mineira de Matemática e a educação é crucial para inspirar as próximas gerações. A troca de experiências entre professores e pesquisadores atuais e futuros contribui para aprimorar as estratégias de ensino, destacando a aplicação prática dos conceitos matemáticos no mundo real. “Isso ajuda a dissipar a percepção de que a Matemática é uma disciplina isolada, em vez de uma ferramenta valiosa para compreender e resolver problemas interdisciplinares”, avalia.

Ao dar destaque à diversidade das universidades tanto da capital como do interior, o evento oferece uma oportunidade para aprender, compartilhar e colaborar, solidificando o compromisso do estado com a educação, a inovação e o avanço do conhecimento.

Reunião Mineira de Matemática

Ao completar 50 anos de pós-graduação em Matemática no estado, em 2021 foi organizada uma ampla reunião com pesquisadores em Matemática e Estatística das mais diversas instituições de Minas Gerais. A I Reunião Mineira de Matemática ocorreu de forma virtual entre 15 e 17 de setembro de 2021 com a participação de centenas de pesquisadores de diversificadas áreas da Matemática Pura e Aplicada e da Estatística

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG