Ex-aluno da Música UFMG conquista 1º lugar em concurso na Alemanha promovido pela Fundação Harald

O compositor e professor Andersen Viana, ex-aluno da Escola de Música da UFMG, é o grande vencedor do prêmio Prêmio Genzmer 2022, um dos mais importantes concursos de composição do mundo, promovido pela Fundação Harald Genzmer, em parceria com a Universidade de Música e Artes Cênicas de Munique, na Alemanha.

Viana conquistou o primeiro lugar com uma de suas Micropeças, uma série de peças musicais, cada uma com duração de alguns segundos, que conferem aos intérpretes diferentes estilos de execução. As obras premiadas terão estreia no concerto da Universidade de Música e Artes Cênicas, em Munique, no dia 27 de outubro, quando os vencedores do concurso receberão a premiação.

Promovido a cada dois anos, o concurso Harald Genzmer foi idealizado pelo compositor Harald Genzmer (1909–2007), professor e figura influente para várias gerações de compositores. A competição é divulgada pela Fundação Harald Genzmer em conjunto com a Universidade de Música e Artes Cênicas de Munique e o Conselho Alemão de Música, seguindo a uma tradição. O júri do concurso de 2022 foi composto pelo professor Wen-Sinn Yang, Stefan Conradi, professor e doutor Bernd Redman e Gideon Rosengarten.

Andersen Viana

“O Prêmio Genzmer 2022 é o mais alto conseguido até o momento, por ser na Alemanha e em uma universidade renomada,  com altíssimo nível de excelência”, comemora Viana. “A Alemanha é um dos principais centros mundiais irradiadores da música acadêmica e, especialmente, Munique tem uma grande tradição musical e artística. A influência alemã na música acadêmica, instrumental ou vocal é inegável. O nível de excelência artístico e intelectual alemão é sempre muitíssimo alto e, neste caso específico, me surpreendi com o 1º  lugar”.

Andersen Viana é compositor e professor da Fundação  Clóvis Salgado -Palácio das Artes  em Belo Horizont/MG. Começou a compor aos 13 anos. Obteve seu doutorado em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e continuou seus estudos no Brasil, Itália e Suécia, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Reale Accademia Filarmonica di Bologna, a Arts Academy of Rome, a Accademia Chigiana di Siena e o Royal College of Music em Estocolmo. Escreveu 423 obras musicais para conjuntos instrumentais e vocais e recebeu 34 prêmios de composição na Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, França, Itália, Espanha, Sérvia, Ucrânia e EUA.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG