Expedição Antártica: belezas e curiosidades do continente mais gelado da Terra em exposição no Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG oferece até dia 29 de abril a exposição Expedição Antártica, que visa proporcionar aos visitantes a simulação da experiência de estar no Polo Sul. Os dias e horários são: terça a sexta-feira e domingo de 10 às 17 horas; sábado de 10 às 21 horas. Informações em facebook.com/espacodoconhecimentoufmg ou pelo telefone (31) 3409-8350. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

A exposição foi desenvolvida em conjunto com as equipes dos projetos de pesquisa da UFMG MycoAntarPaisagens em Branco e MediAntar, que realizam estudos de biologia, arqueologia e medicina polar, respectivamente. A UFMG é a que mais tem pesquisas no local entre instituições brasileiras.

Há três décadas em viagens pelo continente mais frio do mundo, alguns pesquisadores da UFMG voltaram o olhar para as escalas microscópicas: vive ali uma comunidade enorme de fungos que pode, por exemplo, auxiliar na produção de medicamentos. Outros estudam vestígios das primeiras ocupações humanas no continente. Já os médicos e educadores físicos monitoram os parâmetros fisiológicos do corpo e do seu esforço nas condições extremas da Antártica e os aspectos psicológicos de quem habita um espaço vasto e isolado do resto do mundo.

Visitantes a bordo

A chegada à exposição já cria uma cena inesperada: a entrada por um túnel revela as dificuldades de se chegar à Antártica, que só é acessível por avião ou navio. Por esse espaço estreito, o visitante começa a perceber como é a experiência de estar no Polo Sul. A temperatura baixa e o excesso de branco do gelo promovem a sensação do frio extremo e da imensidão de um lugar pouco explorado.

A mostra está configurada no formato de um mapa expandido da Antártica, em que o público participa ativamente da expedição. Cápsulas sensoriais simulam as condições extremas: o vento forte, a dificuldade de andar na neve e a escuridão que se perpetua por seis meses no ano nas áreas mais continentais.

O Planetário completa essa visita pelo continente gelado com uma sessão imersiva que mostra imagens produzidas durante expedições científicas.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:
Exposição Expedição Antártica
Quando: Até 29 de abril de 2018 - Terça a sexta-feira e domingo de 10 às 17 horas; sábado de 10 às 21 horas
Onde: 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço

Até o dia 29 de abril de 2018

De terças às sextas-feiras e domingos, de 10 às 17 horas; sábados, das 10 às 21 horas

Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700, Funcionários - Belo Horizonte