Exposição de artesãos do Vale do Jequitinhonha integra a programação de segunda do Festival de Inverno UFMG

A 53º edição do Festival de Inverno UFMG continua na próxima semana com atividades diversas. Para a programação de segunda-feira, 26 de julho, o público terá uma novidade: o vídeo Diálogos Artista e Curador: Jequitinhonha - arte e resistência estreia no YouTube a partir das 21h30, como um passeio por duas mostras virtuais que abordam o trabalho do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e seus esforços para o desenvolvimento da região de Minas Gerais. Na produção do Centro Cultural UFMG serão exibidas obras dos mestres de ofício e de artistas da nova geração do artesanato da região, além de entrevistas com a curadora da mostra, Maria das Dores Pimentel Nogueira.

Performance de Jaider Esbell e filme

Também na segunda-feira, acontece ao vivo, às 18h30, uma ecoperformance de Jaider Esbell, artista multimídia do povo Macuxi, na qual ele explorará os recursos dos ecos sonoros em uma apresentação sobre ancestralidade e diálogo com os saberes indígenas.

À noite, será exibido o curta-metragem MMM - Modernismo por Minas Mundo, que retrata o Modernismo como movimento cultural, a partir das falas de pesquisadoras e pesquisadores integrantes do projeto MinasMundo. Parceiro do 53º Festival de Inverno UFMG, o MinasMundo é uma rede de cooperação entre aproximadamente 50 pesquisadores de diferentes instituições e coordenado por cinco universidades: a UFRJ, a UFMG, a Universidade Princeton, a Unicamp e a UFRRJ. Na agenda cultural do dia, o projeto aparece com mais duas produções audiovisuais em forma de texturas sonoras, que unem passagens de O Recado do Morro, de João Guimarães Rosa, aos sons, cantos e rituais da região de Cordisburgo, Jequitibá e entorno, em uma montagem conceitual e criativa de voz, música, sons e texto.

Toda a programação é gratuita e está disponível no site do Festival: www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Confira um pouco de quem já passou pelo Festival e do que vem por aí em vídeo produzido pela TV UFMG.

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG:

No Instagram: festival_ufmg

No Facebook: festivalufmg