Exposição Entre Livros: quatro décadas da Editora UFMG faz um passeio pela história de uma das casas editoriais mais importantes do país

A Editora UFMG completará quatro décadas em 2025 e reconstrói sua trajetória na exposição Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG, que será aberta ao público no dia 11 de março, no Centro Cultural UFMG. O evento faz parte da programação do 18º Festival de Verão UFMG. Com curadoria de Fabrício Ferdinando, Danielle Menezes e Gabriela Raulino, a exposição faz um passeio pela história da editora e de suas obras mais importantes. Além do resgate da memória, a mostra busca refletir a produção do livro e sua importância para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na UFMG.

Por meio de suas publicações, a Editora UFMG registrou as transformações da Universidade e os avanços das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica e no seu entorno. O visitante vai poder contemplar muitas obras esgotadas, um acervo disponível apenas na reserva técnica da Instituição. São livros de valor histórico e de pesquisa, que serão apresentados em momento único.

A abertura oficial da exposição Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG acontece no dia 11 de março, às 18h, na Grande Galeria do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro, Belo Horizonte).

Às 18h30, a equipe técnica da editora conduzirá uma visita guiada pela exposição. Entre livros estará aberta até o dia 14 de abril de 2024, no Centro Cultural UFMG.

A história

Em 1978, o reitor Celso de Vasconcelos Pinheiro criou o Serviço Editorial da UFMG, vinculado à Reitoria. O objetivo foi criar um serviço para a publicação das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. O SED, como ficou conhecido, iniciou a publicação de suas primeiras obras em 1979 e, em 1984, preparou os documentos para se transformar em Editora UFMG. Numa edição especial do Boletim UFMG, publicado em 31 de agosto de 1984, a reitoria apresenta a política editorial e as normas para publicação na Editora UFMG, além de abrir consulta para sugestões da comunidade. Assim, em 4 de julho de 1985, o Serviço Editorial se transforma em Editora UFMG, e o acontecimento de sua inauguração, em novembro do mesmo ano, se torna tema de nova edição do Boletim UFMG.

Em 1987, a editora se torna órgão suplementar da Reitoria, recebendo a autonomia financeira para construir seu projeto editorial e formar a equipe técnica necessária para ampliar sua produção de livros.

A ampliação das coleções, a evolução gráfica e a chegada de traduções para atender aos programas de pós-graduação da Universidade garantiram o reconhecimento no mercado editorial brasileiro e internacional.

Em 2023, a editora alcançou a marca de 1.500 títulos publicados.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

Exposição Entre Livros: quatro décadas da Editora UFMG

De 11 de março a 14 de abril de 2024