Exposição idealizada por professor da UFMG apresenta novo sentido para o nascer

Uma exposição que pretende estimular a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal e a consequente redução das cesarianas desnecessárias, Sentidos do nascer está em exposição no Parque das Mangabeiras, até 13 de julho. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada às sextas-feiras das 13h às 17h, e aos sábados das 10h às 16h. A mostra é idealizada pelo professor Bernardo Jefferson, da Faculdade de Educação (FaE) UFMG.

A mostra parte de um projeto de extensão no formato de exposição interativa, na qual o público passa por vários ambientes: ficam grávidos, nascem de novo e participam de discussões sobre o fenômeno do nascimento.

Segundo Bernardo Jefferson, a exposição “contribui para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal”. Ele acrescenta que "é uma oportunidade excelente, pois proporciona uma sensação realista e alguns esclarecimentos relevantes sobre parto”.

O professor lembra ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas, no Brasil, 57% dos bebês ainda nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG

(31) 3409-6435

www.ufmg.br/proex

Serviço

Exposição Sentidos do Nascer no Parque das Mangabeiras

Até 13 de julho

Às sextas-feiras das 13h às 17h e aos sábados das 10h às 16h

Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte)