Exposição na UFMG aborda o rito de nomeação de lugares

Línguas e Mapas é baseada na toponímia

A relevância dos mapas como objeto de estudo linguístico é o tema da exposição Línguas e mapas, que está instalada no Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG, no campus Pampulha. A exposição pode ser visitada até o dia 10 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 11h às 13h, e das 14h às 21h. A entrada é gratuita e aberta a todo o público.

A mostra reúne resultados de estudos sobre o tema, acervos do Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG e objetos representativos de signos culturais que motivaram a denominação de lugares. Com curadoria das professoras Maria Cândida Costa de Seabra (Fale/UFMG) e Márcia Maria Duarte dos Santos (IGC/UFMG), a exposição é baseada na toponímia, o estudo dos nomes geográficos, sua origem e evolução.

Línguas e mapas busca conectar a história que originou a escolha dos topônimos à diversidade lexical que também nasce desse rito social, promovendo a discussão sobre a interligação da língua com mapas.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Exposição na UFMG aborda o rito de nomeação de lugares

Até o dia 10 de outubro de 2018