Exposição no Espaço do Conhecimento UFMG revela espécies que sobrevivem ao frio extremo
Elefantes marinhos, focas, baleias e vários tipos de pinguins têm vantagens biológicas que permitem uma vida tranquila no continente mais gélido
Neste verão, a temperatura de Belo Horizonte diminuirá com a chegada da exposição Expedição Antártica no Espaço do Conhecimento UFMG. Até o dia 29 de abril de 2018, será possível embarcar em uma viagem pelo continente mais frio e afastado do resto do mundo. Com entrada gratuita, a exposição poderá ser visitada no 2º andar do museu. Mais informações estão disponíveis no site www.espacodoconhecimento.org.br ou pelo telefone (31) 3409-8350. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.
Na Expedição Antártica, os visitantes vão conhecer as espécies que conseguem sobreviver nas terras mais gélidas do planeta, com média de temperatura de -10º C no verão. Um exemplo é o Pinguim Imperador, cujas penas multicoloridas ajudam no isolamento térmico, tornando possível a reprodução em temperaturas de até -40 °C.
Os pinguins convivem com a Foca-de-Weddell, que se alimenta e se acasala na água fria da Antártica, dando luz aos filhotes sobre o gelo. É lá também que ficam os elefantes marinhos; as Orcas, que estão no topo da cadeia alimentar do continente; e as baleias Jubarte, que migram para a Península Antártica no verão.
Várias curiosidades sobre essa população de animais estão na exposição, desenvolvida em conjunto com as equipes dos projetos de pesquisa da UFMG MycoAntar/MicroPolar INCT Criosfera, Paisagens em Branco e MediAntar, que realizam estudos de biologia, arqueologia e medicina polar, respectivamente. A UFMG é a instituição brasileira que mais tem pesquisas na área.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.