Exposição 'O Tudo e o Nada' apresenta projetos tridimensionais de pós-graduandos da UFMG

O Centro Cultural UFMG realiza a abertura da exposição O Tudo e o Nada, nesta quarta-feira, 21 de dezembro, às 19h. A exposição pode ser visitada até o dia 14 de fevereiro de 2023. A entrada é gratuita, com classificação de 14 anos.

A mostra reúne trabalhos desenvolvidos por alunos na disciplina O Tudo e o Nada – Projetos tridimensionais interativos, do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. A curadoria é de Fabrício Fernandino.

Projetos tridimensionais

A disciplina O Tudo e o Nada – Projetos tridimensionais interativos, ministrada por Fabrício Fernandino, foi ofertada no segundo semestre deste ano, e teve o objetivo de habilitar os alunos a desenvolverem projetos tridimensionais – esculturas, objetos e instalações.

A proposta era que as produções dialogassem com o espaço de maneira poética, sensível ou reativa e que tivessem como base conceitual o tudo e o nada em uma tentativa de arejar a pesquisa em arte desses artistas e alunos da pós-graduação e criar uma oportunidade, no elenco de disciplinas, para buscarem mais elementos para sua investigação através dos seus próprios processos criativos.

Os conceitos implícitos na questão do O Tudo e o Nada, não são premissa absoluta para justificar e possibilitar o entendimento das obras. A base conceitual foi meramente um efeito catalisador de processos, um gatilho para estimular o poderoso espírito criativo desses artistas e possibilitar um campo fértil para a criação.

Expositores

A exposição no Centro Cultural UFMG apresenta obras dos artistas Altivo Duarte, Capra Maia, Cláudio Nadalin, DecoVaillant, Dyana Santos, Fernando Costaa, Gabriel Santana, Lourenço Martins Marques Marcel Diogo, Pedro Moreira, Sabrina Damas e Theodora.

Serviço:

Exposição O Tudo e o Nada