Exposição Polímatas, na UFMG, reflete sobre as relações entre arte, ciência e tecnologia

Eduardo Kac e outros grandes nomes da cena contemporânea participam do circuito de mostras; entrada é gratuita

Na próxima terça-feira, 21 de maio, às 17h30, será inaugurada no saguão da Reitoria da UFMG (campus Pampulha), a exposição coletiva Polímatas, iniciando um circuito de mostras que ocuparão, além da Reitoria, espaços na Escola de Belas Artes (EBA), na Faculdade de Letras (Fale) e na Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. Ao todo, 46 artistas exibirão obras que exploram diferentes mídias, linguagens e disciplinas, diluindo as fronteiras entre a arte, a ciência e a tecnologia e contribuindo para uma compreensão da arte a partir de sua interseção com diversas áreas do conhecimento. A exposição fica aberta até 13 de setembro de 2019, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Idealizada pelos curadores e professores Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Marília Andrés Ribeiro, Pedro Veneroso e Tânia Araújo como parte da programação do II Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem e realizada em parceria com a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, a exposição visa expandir as reflexões atuais sobre a arte e os fenômenos culturais, relacionando-os a uma ampla gama de áreas do conhecimento humano. Daí o nome “polímata”, que em grego significa “aquele que aprendeu muito”, e representa o indivíduo cujo conhecimento não está restrito a uma única área. De acordo com os curadores da mostra, Polímatas faz um recorte de pesquisas e trabalhos artísticos que abordam questões de natureza inter e transmidiática, envolvendo literatura, música, artes visuais, cinema, teatro e as mídias digitais, e transdisciplinar, abrangendo áreas diversas como a biologia, física, engenharia, história, geografia, ecologia, comunicação, ciências da informação, entre outras.

Participam da exposição nomes como Eduardo Kac, com uma instalação de arte transgênica; Éder Santo, com uma videoinstalação; Giselle Beiguelman, com um vídeo algorítmico; Cinthia Marcelle e Pedro Veneroso, com uma intervenção urbana eletrônica; Paulo Bruscky, Waltércio Caldas, Jorge dos Anjos, Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta, com livros de artista; Lucas Dupin e Randolpho Lamonier, com obras inéditas de técnica mista; Sara Não Tem Nome, com uma instalação inédita; e muitos outros. Dentre as obras que integram  a exposição, diversas delas são inéditas e algumas serão exibidas pela primeira vez em Belo Horizonte.

II Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem

Polímatas é uma exposição vinculada ao II Colóquio Escrita, Som, Imagem, promovido pelo Grupo Intermídia da Fale, da EBA, da Escola de Música e do Departamento de Comunicação Social da UFMG. O colóquio acontece entre os dias 21 e 25 de maio na UFMG, reunindo cerca de 400 pesquisadores e artistas interessados em questões de natureza inter e transdisciplinar, com trabalhos que investigam não apenas as relações entre palavras, imagens e sons, mas os cruzamentos entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG