Exposição Sentidos do Nascer fica aberta até sábado na UFMG

A exposição Sentidos do nascer vai até sábado, 22 de julho, no campus Pampulha da UFMG, das 9h às 21h, durante a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A mostra está montada ao lado do Restaurante Universitário Setorial 1, que fica entre a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Geociências (IGC). Durante todo o horário de visitas haverá monitores para instruir os visitantes sobre a mostra.

A exposição quer contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária. É interativa pois o público passa por vários ambientes: ficam grávidos(as), nascem de novo, participam de discussões etc.

Bernardo Jefferson, professor da Faculdade de Educação da UFMG e historiador da ciência, idealizador da mostra, explica que, "a mostra pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária. A cesariana é uma cirurgia indicada quando o parto normal não é possível, ou seja, uma exceção que, no Brasil, virou regra”.

O professor lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas realizadas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas, no Brasil, 57% dos bebês nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.

Mais informações sobre a exposição Sentidos do nascer podem ser obtidas no site do projeto ou acompanhadas em sua página no Facebook.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG

www.ufmg.br/proex

Exposição Sentidos do Nascer fica aberta até sábado na UFMG