Exposição sobre povos indígenas recebe ações educativas este mês no Espaço do Conhecimento UFMG

Atividades são voltadas ao público infantil e acontecem na recém-inaugurada mostra Mundos Indígenas; participação é gratuita

Já é tradição no Espaço do Conhecimento UFMG: em dezembro, o museu promove uma programação especial de Natal, quando a Praça da Liberdade é iluminada. Em 2019, o mês é marcado ainda por outro momento importante: o lançamento da exposição Mundos Indígenas, voltada para todas as idades. Pensando nas crianças, o museu realiza atividades divertidas e instigantes sobre o respeito e o entendimento dos povos indígenas brasileiros. As ações têm entrada gratuita e classificação livre.

A diversão começa no dia 11 de dezembro, quarta-feira, com uma contação de histórias animada. A partir das 16h, os mediadores do museu convidam o público para Histórias das Aldeias, que vai mostrar que o conhecimento não está restrito às salas de aula e laboratórios. Tudo isso acontece por meio de narrativas que valorizam a sabedoria indígena.

No próximo sábado, dia 14, às 19h, as crianças colocarão a mão na massa com a oficina (Des)Encaixando, em que o desafio é montar cinco quebra-cabeças. Mas não se tratam de jogos comuns: as peças de cada um deles formam ilustrações de autoria de artistas indígenas dos povos Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxoop. O objetivo é pensar a pluralidade dessas populações e trabalhar as histórias de cada uma delas, sem estereótipos.

As atividades acontecem no segundo andar do museu, na recém-inaugurada mostra Mundos Indígenas, concebida por um grupo de curadores indígenas.

Programação de Natal

O Espaço do Conhecimento UFMG também promove ações relacionadas à astronomia e ciência ao longo da programação especial. Observação do céu, oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições agitam o mês de dezembro.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O museu está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço:

Programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG