Exposição virtual da UFMG explora conceitos de travessias em 50 obras fotográficas

A exposição fotográfica Travessias, vinculada ao projeto de extensão homônimo da UFMG, está sendo lançada virtualmente por meio das redes sociais do grupo (Instagram, Facebook e Blogspot) e com audiodescrição de todas as imagens nas plataforma de podcasts (ouça e divulgue: anchor.fm/travessias / Spotify - Travessia Fotográfica). Algumas fotografias já estão disponíveis, outras serão compartilhadas progressivamente. A cada semana um novo podcast com diálogos sobre travessias também será lançado.

Programada para ter inauguração no evento Domingo no Campus da UFMG em março e montagem em abril no Instituto de Geociências da UFMG e na Casa da Glória em Diamantina, a exposição teve que ser adaptada ao contexto virtual diante da pandemia de Covid-19 e do período de isolamento social.

A mostra se propõe a integrar diferentes formas de apropriação da linguagem fotográfica para compor o conceito de travessias, perpassando por diferentes áreas do conhecimento. Ela é composta por 50 fotos, selecionadas pela curadoria a partir da realização de um concurso de fotografia em 2019/2, no qual foram recebidas mais de 200 fotografias. Totalizou-se assim 28 participantes de diferentes cursos da UFMG, além de estudantes de pós-graduação e servidores da UFMG, contribuindo com a diversidade de perspectivas das travessias.

Vinculado à Casa da Glória, que pertence ao Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o projeto de extensão por trás da mostra surgiu durante uma travessia Itambe/Rio Preto, realizada na pós-graduação em Geografia da UFMG em 2017. Em 2019 o projeto ganhou força ao contar com a colaboração de estudantes, professores e demais servidores da UFMG, e se consolidou com a aprovação na terceira chamada do edital do Programa de Apoio Institucional a Eventos (PAIE) de 2019. Destaca-se também a colaboração da equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG