Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG expõe as primeiras pinturas do artista Oscar Araripe

O Brasil Nunca Mais o Brasil – 5 Estórias Sem Palavras fica em cartaz de 30 de setembro a 15 de outubro, das 18h às 22h, no Espaço do Conheciment

Cansado das palavras que o rodeavam desde a juventude e que o fizeram escritor, Oscar Araripe decidiu se aventurar pela pintura. Autodidata e dono de rigorosos processos de composição, em sua obra inaugural, realizada na década de 1980 e intitulada Os Pilares, criou 1.200 imagens. Pintou paisagens, memórias da infância e também histórias.

Quase três décadas depois, uma parte desse trabalho que consagrou o artista chega à Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG no próximo sábado, dia 30 de setembro. Nomeado O Brasil Nunca Mais o Brasil – 5 Estórias Sem Palavras, o conjunto é formado por 149 imagens, algumas ainda inéditas, divididas em cinco séries: Areião ou Itabira monamourO docodema ou O governo do poetaPiauí da Paraíba, Mulher macho sim senhorO Sabuji ou Nossas águas tem mais peixes O Uaupés ou Somos todos amazônicos. Para apreciar a exposição na Fachada, basta passar pela Praça da Liberdade entre 18h e 22h. A exibição fica em cartaz de 30 de setembro até 15 de outubro. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Para Oscar Araripe, que realiza exposições individuais e coletivas desde o fim da década de 1980 no Brasil e no exterior, a Fachada é uma interface importante para colocar suas obras em diálogo com a cidade. “Quando soube da Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, que projetava imagens em grandes formatos na Praça da Liberdade, fiquei muito feliz, pois finalmente minha obra d’Os Pilares poderia ser vista conforme tinha sido imaginada”, afirma.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br