Faculdade de Direito da UFMG promove debate sobre acesso de crianças e jovens à internet

Os riscos que determinados conteúdos da internet e das redes sociais representam para crianças e adolescentes serão abordados em mesa-redonda nesta sexta-feira, 15, das 17h às 19h, em nova edição da série Café & Chat, da Faculdade de Direito. O evento é gratuito e aberto ao público, mas há necessidade de inscrição prévia, devido à capacidade do auditório.

A intenção é discutir os desafios da inclusão digital das novas gerações, considerando a necessária proteção desses usuários. A mesa Crianças e adolescentes online: inclusão e proteção será realizada no auditório Francisco Luiz Silva, 16º andar da Faculdade, que está localizada à Avenida João Pinheiro, 100, Centro.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail contato@irisbh.com.br. A cada edição, os organizadores produzem e publicam vídeos em canal do YouTube, para expandir o acesso ao material. Assista ao vídeo da última edição do Café & Chat:

O debate reunirá Raquel Saraiva, advogada e doutoranda em Ciência da Computação na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), André Ramiro, diretor do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia de Recife (PE), e Renata Fagundes, delegada da Polícia Civil de Minas Gerais.

Temas de fronteira

O Café & Chat é promovido durante todo o período letivo pelo Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet), juntamente com o Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), ambos da Faculdade de Direito.

A coordenadora do Iris, Luiza Couto Chaves Brandão, explica que a iniciativa tem o objetivo de "trazer diversos palestrantes, tanto da academia quanto profissionais de diferentes áreas, para tratar de assuntos polêmicos”.

Lucas Costa dos Anjos, conselheiro científico do Instituto, explica que o Café & Chat é “uma maneira de produzir material sobre ‘temas de fronteira’ como direito da internet, propriedade intelectual e inovação, que, muitas vezes, não estão previstos no currículo normal do curso”.

Ele também destaca o crescente interesse de profissionais de outras áreas e da comunidade externa nos temas abordados, como inteligência artificial, big data e investigações criminais na internet.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço