Faculdade de Educação da UFMG promove debate sobre planejamento didático da alfabetização

O ‘Ceale Debate', organizado pela Faculdade de Educação da UFMG recebe, no dia 26 de abril, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627),  a professora da UFRGS Luciana Piccoli. Ela falará sobre o tema Planejamento da alfabetização: como diferentes estratégias didáticas podem incluir todos os alunos.

A discussão pretende contribuir com propostas para os professores em relação à organização do planejamento didático, considerando as heterogeneidades de aprendizagens dos alunos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário eletrônico.

Por meio da apresentação de práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de alfabetização, serão analisadas as potencialidades de planejamentos elaborados e de estratégias didáticas empregadas por professoras em formação na busca por incluir todos os alunos nas propostas voltadas ao ensino da leitura e da escrita. "A diferenciação pedagógica no ciclo de alfabetização como potente estratégia de ensino será tematizada neste debate", afirma Luciana. 

Luciana Piccoli concluiu graduação em Pedagogia (2003) e doutorado em Educação (2009) pela UFRGS, instituição da qual é professora e pesquisadora desde 2009. É autora de Práticas Pedagógicas em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade (Erechim, 2012). Integra a pesquisa interinstitucional "Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento" (ABEC), coordenada pelo Ceale desde 1985. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  ou pelo telefone (31) 3409-5334. 

 

Assessoria de Comunicação do Ceale

Fonte

Assessoria de Comunicação do Ceale

(31) 3409- 5334

www.ceale.fae.ufmg.br/

Serviço

Ceale Debate: Planejamento da alfabetização: como diferentes estratégias didáticas podem incluir todos os alunos

26 de abril de 2016

19h30

Faculdade de Educação - Auditório Neidson Rodrigues, campus Pampulha - Avenida Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte