Faculdade de Educação da UFMG promove VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura

Evento será nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 29 de julho

O VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita ocorrerá de 31 de julho a 2 de agosto, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, campus Pampulha. Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até o dia 29 de julho, pelo formulário disponível no site do evento. O prazo para a submissão de trabalhos foi encerrado.

Com o tema Leitura e Escrita como Prática Social, esta edição focaliza a natureza social das práticas de leitura e escrita, em contextos diversos, e propõe analisar as dimensões políticas, econômicas e identitárias dos conceitos de letramento; realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento, como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia, bem como projetar implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas educacionais.

Segundo a organização do evento, “a relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados dos letramentos produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados”.

O colóquio tem os seguintes eixos temáticos: Leitura e Escrita como Prática Social; Letramentos, identidades e minorias sociais; Leitura e Escrita em novos contextos comunicacionais; Múltiplos letramentos e multimodalidade; Letramentos acadêmicos, diversidade e inclusão; Letramentos, políticas públicas e ações sociais e Práticas de letramento e internacionalização da universidade.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG