Faculdade de Educação promove palestra sobre Base Nacional Curricular para educação infantil

Na próxima quarta-feira, dia 28 de junho, às 19h, a Faculdade de Educação (FaE) da UFMG vai sediar a palestra A base nacional curricular para a educação infantil, que será ministrada por Ângela Maria Rabelo Barreto, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

A tese de doutorado de Ângela, denominada Educação Infantil: crenças sobre as relações entre práticas pedagógicas específicas e desenvolvimento da criança, foi defendida em 2004.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (Nepei) e pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI), o evento será realizado no Auditório Neidson Rodrigues. Serão emitidos certificados para os participantes.

Previsão de conteúdos comuns

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista na Constituição de 1988, é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, prevendo conteúdos mínimos comuns para todo o ensino fundamental.

Como informa o site construído pelo Ministério da Educação (MEC) para tratar especificamente do tema, a BNCC trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo o país.

A proposta da BNCC foi entregue neste ano ao Conselho Nacional de Educação (CNE), e o processo de homologação está nos trâmites finais. A Base está em sua terceira versão. No próximo mês, o CNE vai realizar audiências públicas sobre o assunto nas cinco regiões do país, para fazer os últimos aprimoramentos.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço